domingo, 20 de outubro de 2013

Top 100 - música #92

Na postagem relacionada à posição #93 da minha lista das cem melhores canções românticas internacionais (veja aqui), na qual eu figurei "NO ONE", de Alicia Keys, eu anunciei que o próximo título, a 92ª música seria com John Lennon.

Provavelmente, por desconhecer a letra — em função da diferença idiomática —, muitos supuseram se tratar de "IMAGINE", pois que esta é, sem dúvidas, uma maravilhosa obra, talvez a música popular mais linda e significante de toda a música popular, em todos os tempos. No entanto, adianto que não é esta e ainda que esta canção não será encontrada em nenhuma posição desta listagem, exatamente porque "IMAGINE" não canta qualquer romance, sendo sua letra um hino à fraternidade universal.
O que John Lennon nos traz aqui é uma dedicatória romântica, no caso presente, ele dedicou à sua esposa Yoko Ono, cujo título é "WOMAN".

Com toda a sua genialidade, mas — especialmente — com todo o sentimento que o ligou a Yoko, Lennon escreve aquilo que toda mulher gostaria de ouvir de seu homem amado, bem como tudo aquilo que um homem que ama uma mulher deve dizer para sua amada: "I love you, now and forever..." ("Eu te amo, agora e sempre...").
Neste vídeo, contendo a gravação original, que é de 1980, ouvimos Lennon declamando a dedicatória para aquela que considera ser "the other half of the sky" ("a outra metade do céu").


Quantos amantes no mundo inteiro não têm pego emprestado esta composição de John Lennon para se declarar, não é mesmo? Você já o fez alguma vez?
Espero que sim, ou, pelo menos, que tenha a oportunidade — e o faça!

WOMAN
Mulher

Woman I can hardly express
Mulher, eu mal posso dizer
My mixed emotions at my thoughtlessness
Minhas emoções confusas em meus pensamentos
After all I'm forever in your debt
Acima de tudo, eu estou sempre em dívida com você
And woman I will try to express
E, mulher, eu tentarei expressar
My inner feelings and thankfulness
Meus sentimentos íntimos e a gratidão
For showing me the meaning of success
Por me mostrar o significado do sucesso
Ooh, well, well
Oh, bem, bem
Doo, doo, doo, doo, doo

Woman I know you understand
Mulher, eu sei que você entende
The little child inside of the man
A criancinha dentro de mim
Please remember my life is in your hands
Por favor, lembre-se de que minha vida está em suas mãos
And woman hold me close to your heart
E, mulher, mantenha-me perto do seu coração
However distant don't keep us apart
Por mais distante (que ficarmos), não nos mantenha afastados
After all it is written in the stars
Acima de tudo, está escrito nas estrelas

Ooh, well, well
Oh, bem, bem
Doo, doo, doo, doo, doo

Woman please let me explain
Mulher, por favor, deixe-me explicar
I never meant to cause you sorrow or pain
Eu nunca tive a intenção de te causar tristeza ou dor
So let me tell you again and again and again...
Então, deixe-me te dizer de novo e de novo e de novo...

I love you, yeah, yeah
Eu te amo, sim, sim
Now and forever
Agora e sempre

* * *

Bem, a música número 91 da minha lista é das antigas — das mais antigas mesmo — e, portanto, desconhecida de muitos dos contemporâneos. Porém, creio que vale a pena conferi-la.
Aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário